LOTIN

Minha foto
Joinville, Santa Catarina, Brazil
"Existo, logo penso". Friedrich Nietzsche

30 de abr. de 2010

UMA APRESENTAÇÃO

Uma apresentação.

          Sou o Sd Elisandro Lotin de Souza, Policial Militar a 16 anos, atualmente afastado das funções (a pedido), tendo em vista que ESTOU Vice - Presidente da Aprasc – Regional Norte (Associação de Praças de Santa Catarina) e também estou assessor do Deputado Estadual Sargento Amauri Soares (atual presidente da Aprasc).

          A Aprasc é uma entidade que tem por finalidade lutar pelos Praças das instituições militares estaduais (Praças são os Soldados, Cabos, Sargentos e Subtenentes, o pessoal da base, por assim dizer), nos seus anseios e necessidades os mais básicos, quais sejam um salário digno, um tratamento justo, condições de trabalho condizentes com a profissão que exercem humanização nas relações no quartéis e por uma segurança pública de fato e não apenas de direito.

          Por que associação e não sindicato?

          Esta pergunta é importante, tendo em vista que muitas confusões foram e são feitas em função da não compreensão dos pormenores do sistema militarista.

          Pois bem, os militares não tem direito a ter um sindicato que os represente, tal determinação esta contida na Constituição Federal.

art. 142...

§ 3º...

IV - ao militar são proibidas a SINDICALIZAÇÃO e a greve. Tal inciso foi inserido através na emenda constitucional n° 18 de 1998 do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

          Balizado nisto, foi fundado a Aprasc com o nome de associação, ou seja, uma forma legal de termos uma entidade que defendesse o interesse dos associados enquanto trabalhador, pois até aquele momento as entidades que tinham se mostravam submissas ao comando da PM e ao Governo não agindo assim em nome dos Praças. Eis um pequeno resumo.

          Paralelo a Aprasc, ao mandato sou acadêmico do curso de Direito. Um sonho antigo e uma forma de lutar por um mundo melhor por outros caminhos.

          Bem este sou eu sob o ângulo profissional. Do ponto de vista sentimental, bem, ai é um pouco mais complicado e prefiro não externar aqui, pelo menos por enquanto.

          A idéia do blog tem por escopo debater e expor minha idéias acerca do que penso sobre tudo, claro, focando um pouco mais na área que tenho um pequeno conhecimento, a questão da segurança pública, o pouco que aprendi até agora no direito, do ponto de vista acadêmico, além claro do ponto de vista empírico e isso vale para todas as outras questões que eventualmente eu venha a escrever.

          Bem este sou eu, cheio de idéias, pensamentos, frustrações, sonhos, mágoas e assim vivo, pois sentir tudo isso faz parte da vida.

Um comentário:

  1. parabéns pela sua labuta em defender a classe policial ,pois sei que nessa luta toda se encquadra tbm seus esfórços em pról de nós "ex-policiais que foram execrados,banidos,afastados enfim jogados para fora da corporação por arbitrariedades covardías e excesso de poder,sem ao menos termos na época quem nos defendesse e/ou lutasse por nossas defesas!! mais uma vez,parabéns e muito OBRIGADO!!

    ResponderExcluir