Uma apresentação.
Sou o Sd Elisandro Lotin de Souza, Policial Militar a 16 anos, atualmente afastado das funções (a pedido), tendo em vista que ESTOU Vice - Presidente da Aprasc – Regional Norte (Associação de Praças de Santa Catarina) e também estou assessor do Deputado Estadual Sargento Amauri Soares (atual presidente da Aprasc).
A Aprasc é uma entidade que tem por finalidade lutar pelos Praças das instituições militares estaduais (Praças são os Soldados, Cabos, Sargentos e Subtenentes, o pessoal da base, por assim dizer), nos seus anseios e necessidades os mais básicos, quais sejam um salário digno, um tratamento justo, condições de trabalho condizentes com a profissão que exercem humanização nas relações no quartéis e por uma segurança pública de fato e não apenas de direito.
Por que associação e não sindicato?
Esta pergunta é importante, tendo em vista que muitas confusões foram e são feitas em função da não compreensão dos pormenores do sistema militarista.
Pois bem, os militares não tem direito a ter um sindicato que os represente, tal determinação esta contida na Constituição Federal.
art. 142...
§ 3º...
IV - ao militar são proibidas a SINDICALIZAÇÃO e a greve. Tal inciso foi inserido através na emenda constitucional n° 18 de 1998 do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
Balizado nisto, foi fundado a Aprasc com o nome de associação, ou seja, uma forma legal de termos uma entidade que defendesse o interesse dos associados enquanto trabalhador, pois até aquele momento as entidades que tinham se mostravam submissas ao comando da PM e ao Governo não agindo assim em nome dos Praças. Eis um pequeno resumo.
Paralelo a Aprasc, ao mandato sou acadêmico do curso de Direito. Um sonho antigo e uma forma de lutar por um mundo melhor por outros caminhos.
Bem este sou eu sob o ângulo profissional. Do ponto de vista sentimental, bem, ai é um pouco mais complicado e prefiro não externar aqui, pelo menos por enquanto.
A idéia do blog tem por escopo debater e expor minha idéias acerca do que penso sobre tudo, claro, focando um pouco mais na área que tenho um pequeno conhecimento, a questão da segurança pública, o pouco que aprendi até agora no direito, do ponto de vista acadêmico, além claro do ponto de vista empírico e isso vale para todas as outras questões que eventualmente eu venha a escrever.
Bem este sou eu, cheio de idéias, pensamentos, frustrações, sonhos, mágoas e assim vivo, pois sentir tudo isso faz parte da vida.
parabéns pela sua labuta em defender a classe policial ,pois sei que nessa luta toda se encquadra tbm seus esfórços em pról de nós "ex-policiais que foram execrados,banidos,afastados enfim jogados para fora da corporação por arbitrariedades covardías e excesso de poder,sem ao menos termos na época quem nos defendesse e/ou lutasse por nossas defesas!! mais uma vez,parabéns e muito OBRIGADO!!
ResponderExcluir